A primavera chegou trazendo a expectativa por dias mais bonitos, quentes e ensolarados. A mudança de estação renova as energias e pode ser o momento perfeito para uma repaginada em alguns detalhes do dia a dia, como na decoração da casa, por exemplo.
Além dos tradicionais arranjos florais, mudanças nos tons de cores da sala, tecidos mais leves e um mobiliário mais simples podem fazer parte da nova composição para a temporada. Com a ajuda de especialistas, elaboramos seis dicas para deixar os ambientes da casa com a cara da estação das flores.
Para dar um adeus definitivo ao inverno, busque evitar tons metalizados e sombrios como prata, dourado e preto. Uma boa aposta é investir nas cores vivas e/ou terrosas como laranja, amarelo, vermelho, verde e azul turquesa.
Para adaptar a decoração da sua casa de acordo com a estação uma boa ideia é trocar as capas das almofadas e do sofá por tecidos estampados ou de cores mais chamativas. Estampas florais são muito bem-vindas na decoração.
Além das almofadas do sofá, outros elementos têxteis podem entrar na dança. As janelas também podem ganhar uma nova roupagem: mais leve e clarinha. Cortinas novas compõem um excelente truque para a renovação. A mesma paleta de cores pode ser utilizada nas toalhas de mesa e até mesmo nas de banho e rosto. Como o frio já não é tão presente, a quantidade de tapetes pode ser reduzida, mas, para aqueles que ficam, a ideia é apostar no estilo clean, com cores claras e que favoreçam a iluminação natural.
Escolher uma parede importante da casa para fazer uma pintura diferenciada ou, quem sabe, colocar um papel de parede pode renovar totalmente o estilo da casa. Aqui também é permitido ousar com desenhos mais artísticos e cores fortes, mas, como se trata de uma parte de destaque que ocupa um grande espaço, é bom pensar bem antes de escolher.
Objetos, enfeites ou acessórios fazem toda a diferença na decoração da sala de estar, por exemplo. Escolha vasos, caixas, quadrinhos, velas, pequenas esculturas ou objetos interessantes que possam ser dispostos em composições sobre a mesa de centro ou de canto, no aparador ou numa prateleira flutuante. Com imaginação – e um pouquinho de bom senso – é possível renovar o visual da casa e repaginar os ambientes.
As flores seguem bem “na moda”. Além da presença nas estampas, a vegetação natural por meio de vasos, cachepôs e jardins verticais pode estar ainda mais presente dentro das casas.
Os arranjos devem ser bem pensados para combinar com o ambiente escolhido. Combinar as flores da estação com velas e outros elementos decorativos é uma boa escolha, no entanto, é importante ressaltar que o uso deve ser bem dosado e vir acompanhado de cores neutras para compor um ambiente agradável.